MANDE SUA MATÉRIA OU SUGESTÃO PARA: nilwillian@yahoo.com.br

Notícias relacionadas à Mossoró com Cinquentinha.

FGTS.

Um presente para grego nenhum botar defeito e o mossoroense saborear.O povo mossoroense precisa sair do estado de ibernação e acordar na cidade da cultura e da cidadania.
Nos últimos 30 anos Mossoró teve 3 prefeitos:Dix-Huit Rosado,12 anos ;Rosalba Ciarlini,12 anos e a atual prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira,6 anos.São três décadas de oligarquia.
De repente o mossoroense acorda e recebe de presente; um buquê de rosas no valor de 50 milhões de reais."Este é o valor citado pela imprensa referente ao FGTS dos funcionários públicos municipais que só quer seus direitos respeitados".Dinheiro suficiente para construir milhares de canteiros de rosas.
Ai aparece um cidadão muito sabido e bem informado e dá a seguinte sugestão:é simples, basta a prefeita Fafá Rosado fazer um empréstimo junto aos bancos em 20 anos,para o pagamento do FGTS dos funcionários ficarem satisfeitos e a prefeitura viabilizada.Porém este cidadão não sabe das relações desastrosas entre o governo municipal,o governo estadual e a casa de saúde Dix-Sept Rosado.
Por que a prefeitura de Mossoró atrasa o pagamento dos serviços prestados pela casa de saúde Dix-Sept Rosado?
Por que mulheres grávidas em processo de aborto ao dá entrada na casa de saúde Dix-Sept Rosado são despejadas na calçada por falta de um ultra-som.
Por que a maternidade Almeida Castro que faz em média 500 partos por ano não dispõe de um aparelho de um ultra-som.
Por que muitos pacientes de próstata são obrigados a vender suas vaquinhas ou fazer um empréstimo consignado junto a rede bancária para fazer um tratamento e realizar uma cirurgia que custa de três a oito mil reais?
É preciso municipalizar a saúde 100%.

Entre Familias


Terminada a campanha eleitoral eu já temia pela saúde do mossoroense.Não poderia imaginar que a situação chegasse ao extremo.O desentendimento familiar chegou a administração pública e não poderia tomar rumos piores.Por um lado a Prefeita Fafa Rosado chefe do poder executivo municipal, do outro seus primos donos da Casa de saúde Dix-Sept Rosado e no meio do descaso cruzado o povo simples e humilde de Mossoró.Intrigas, ofensas pessoais,calotes,mentiras,se acusam de tudo,nesta guerra pela manutenção do poder.É isso que o povo merece por reeleger quatro deputados da mesma família?

Saúde em risco

 

Mesmo realizando 600 partos por ano em média, a casa de saúde Dix-Sept Rosado não dispõe de um aparelho de ultra-som. A parceria com o executivo municipal é um desastre e coloca em risco a vida das mulheres grávidas que dão entrada naquela casa. Nos finais de semana os médicos plantonistas ficam enlouquecidos quando são obrigados a orientar as pacientes a fazer uma ultra-sonografia obstétrica que custa no mercado paralelo setenta reais. Porém muitas delas não dispõe de tal quantia e retardam seu retorno àquela casa. O atraso pode ser fatal e muitas delas ao retornarem já tem perdido o seu bebê. Que essa aberração seja corrigida imediatamente. Isso não pode continuar.


Saúde Pública 


A parceria envolvendo a casa de saúde Dix-Sept Rosado e a prefeitura municipal de Mossoró não poderia ser pior. Serviços prestados atraso de pagamento informações desencontras, acusações de ambas as partes e a falta de transparência, deixou o mossoroense com uma pulga atraz da orelha. Afinal que compromisso é esse com a saúde do povo. Quem está faltando com a verdade? Depois de vários meses de polêmica discursões e telefonemas o fedor emitido pela falta de seriedade que o fato merece, a prefeitura resolve pagar parte do atrasado pelos serviços prestados pelos médicos lotados naquela casa. Precisava baixar tanto o nível?


PSF


Os números divulgados pela gerente de saúde do municipio, a doutora Jaqueline Amaral realizados pela atenção básica, referente as ações em saúde integradas pelo PSF não re fletem nem de longe a demanda do municipio de Mossoró.Tudo poderia ser diferente se o gestor público tivesse um pouquinho mais de competencia e os servidores em saúde mais compromisso com o próximo,salvo as exceções. Considero os salários da maioria muito baixos, por isso defendo a valorização dos servidores, pórem não admito a quebra de compromisso. Os servidores em saúde registrados no PSF assinam um contrato de trabalho de 4O horas semanais. A maioria dos médicos não tiram nem 2O horas, existe um questionamento se o ideal seria 3O horas e não 4O. Sem absorver a filosofia do PSF de 4O horas semanais, dedicação exclusiva, de integração a comunidade, fazem dos usuarios seus dependentes vão no dia que podem, chegam na hora que querem ,entram correndo e saem voando nas UBS; tudo de acordo com suas conveniência, com raras exceções.
A senhora Jaqueline demonstra desconhecer saúde para pobre e/ou é péssima em matemática. Os números demonstram e chegam a envergonhar. Vejamos:
O que representa 139.819 consultas médicas por ano num universo de 6O unidades de saaúde onde a grande maioria " Pratica o PSF ". Em média são 5 consultas por expediente (falam num acordo de 16), levando-se em consideração que um ano tem 12 meses, um mes tem 2O dias úteis e a semana 5 dias.
Visitas domiciliares médicas 5616 o que representa O,3 consultas dias, ou seja para cada 3 dias uma visita domiciliar. Dar para engolir?
Asvisitas domiciliares de enfermagem 7897 a média é um pouquinho melhor
sobe para 1 por dia o que ainda estar longe da realidade.(Gostaria de chamar a atenção para os exames do cancer do colo do útero onde a cobertura ainda é muito baixa, inferior a 5O% em muitas UBS).
Os números mais expressivos divulgados representa as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde(ACS), os menos remunerados na equipe do PSF; com uma ressalva a supervisão deixa muito a desejar.
Segundo informações existe um acordo entre a prefeitura e os médicos que atuam no PSF para atenderem 16 fichas (pacientes); assim sendo alguns médicos acham que pode chegar na hora que quizer desde que atenda as 16 fichas. Como o tempo de atendimento nunca ultrapassa os 12O minutos para uns tanto faz chegar as 13 horas como as 15 horas. E as visitas domiciliares que não podem ser planejadas se torna um problema, para o usuário é claro.
Destacamos aqui a quantidade de unidades de saúde a boa estrutura física das UBS e a boa vontade de muitos servidores. Tudo isso é insuficiente diante da falta de resolutividade da atenção básica, basta ver o número de encaminhamentos de referencias retidos nas UBS e contra-referenias que não se completam e fazem com que muitos pacientes abandonem o tratamento por falta de condições agravando seu quadro de saúde,quando não vão a óbto.
O PSF é o caminho basta quebrar o salto do sapato e botar o pé na estrada.

Concurso público municipal de Mossoró


Com um salário variando entre 644,94 e 1277,73 reais, conforme anunciado no edital do concurso público municipal da prefeitura de Mossoró, a saúde do mossoroense continuará em xeque e o sofrimento do povo ainda deve se prolongar por mais alguns anos.
Mesmo se inscrevendo e aprovados os médicos não aceitarão submeter-se a uma jornada de trabalho seguindo o edital com um salário tão baixo para a categoria.
É do conhecimento de todos que essa administração tem demonstrado falta de autonomia de governo para que os médicos cumpram seus deveres de servidores municipais."A justificativa é sempre a mesma de que de que não tem médicos, o que não é verdade: Porque os que os que foram aprovados no concurso e atuam no PSF não cumprem sua jornada de trabalho.
O salário de 1277,73 reais seria no mínimo a remuneração justa para os ténicos de enfermagem e os agentes comunitários de saúde (ACS) e não para médicos, enfermeiros etc.
A senhora prefeita Fafá Rosado estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar a rede municipal de saúde; que passa pela melhoria do servidor. O número de vagas anunciados são dez vezes inferior do que as necessidades do sistema. Existem vagas em todos os níveis,limpeza, same, farmácia auxiliares, técnicos e etc.
Ajustar os salários, libertar os servidores da terceirização que estão em toda rede de saúde através do concurso, seria um passo importante na valorizasão do servidor público municipal.

Por Raimundo Nonato Sobrinho Cinquentinha. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário